top of page

As Direções através dos Termos : A fera do Rock sob escrutínio astrológico

Dentro do kit de técnicas preditivas do astrólogo antigo, o uso dos regentes temporais (Cronocratas ou Cronocratores) tinha importância primordial, precedia todas as demais técnicas. O procedimento consiste na divisão da vida em diversos capítulos, cada um deles presidido por um dos planetas.

As direções por termos,uma variante do procedimento acima descrito, aparecem no livro terceiro de Dorotheus (século 1) e são usadas para determinar o tempo provável de vida e os "acidentes" favoráveis e desfavoráveis, os eventos que impactam uma vida e alteram seu curso. São as avós das direções primárias, no sentido de que levam em conta quantos graus,por Reta Ascensão, passam pelo Meio do Céu à medida que um determinado signo atravessa o Horizonte; portanto ,ocorre uma variação de graus superior ou inferior a trinta, de acordo com a latitude do local para o qual for erigida a carta astrológica.

Como se sabe,há signos que levam mais ou menos tempo para atravessar o Horizonte,são os signos de Curta ou Longa ascensão.Por exemplo,no Hemisfério Norte, digamos em uma localidade situada a 40 graus de Latitude, os signos de Áries e Peixes levarão pouco mais de uma hora para que seus 30 graus atravessem o Ascendente. Se convertermos esse tempo em graus equatoriais, atribuindo a cada grau um ano,teremos que os 30 graus de Áries corresponderão a 17.88661 ou 17 anos , 10 meses e 19 dias, aproximadamente.

Podemos então dirigir pontos vitais do mapa usando esta chave, avançando em longitude zodiacal e tomando como referência os graus equatoriais mencionados.Neste artigo abordarei a Direção do Ascendente, que corresponderá ás condições gerais que afetam a vida do indivíduo.

O técnica era originalmente chamada de Circum-Ambulação, que significava o ato de caminhar ao redor do círculo zodiacal.

O que são Termos

oS Termos ou Confins correspondem a uma divisão dos signos em 5 partes desiguais,cada uma regida por um dos 5 planetas(o Sol e a Lua não entram no esquema).Um planeta situado nos Termos deoutro teria de se submeter restrição deste último, conforme o significado de limite que a palavra Termo comporta. A origem dessa divisão dos signos se perdeu na história,pode ser egípcia, tal como os textos antigos querem crer,mas não sabemos ao certo. Há diversos tipos de divisão:Os Termos caldaicos, Egípcios,Ptolomaicos. Os mais usados são os Termos Egípcios,referência usada pelos principais nomes da Astrologia Helenística, e que são os usados aqui.

Aplicando a técnica:Partindo do grau do Ascendente,avançando em longitude zodiacal, de acordo com a idade em questão,devemos observar em que Termos o Ascendente dirigido se encontra:o planeta que rege tais graus será chamado Distribuidor; á medida que o ascendente dirigido alcançar um ponto que faz algum aspecto maior com algum dos sete planetas visíveis,o planeta aspectado participará da direção, sendo denominado então Participante.

O Regente do ano

O planeta que rege o ano, outro ator importante no enredo astrológico da vida, será determinado por outra técnica,a Profecção.Trata-se, traduzindo em termos fáceis para o entendimento moderno, de uma direção simbólica que faz avançar o Ascendente ou outro ponto a uma ordem de 30 graus por ano.O signo onde chega o Ascendente profectado a cada ano fornece o Regente anual: este é o planeta que se encontra aí situado ,ou que tiver ingressado neste local por ocasião do retorno solar(RS), ou ainda o regente do signo em questão.Por exemplo, vamos determinar qual será o regente do ano aos 22 anos de idade:

Contando a partir de zero anos de vida,o Ascendente profectado retornará ao signo natal aos 12,24,36,48 anos, e assim por diante.Aos 22,estará dois signos atrás do signo Ascendente.

A fera do Rock sob escrutínio astrológico :Jerry Lee Lewis

Sugiro ao leitor que me acompanhe agora na aplicação da técnica das Direções na natividade do pioneiro do Rock, Jerry Lee Lewis.O músico, que em meados dos anos 50 esteve a ponto de rivalizar com Elvis Presley em termos de prestógio e popularidade, caiu em desgraça e foi banido do estrelato e das rádios americanas por anos,tendo que sobreviver tocando diariamente em todo tipo de lugares; seu cachê despencou de 10 mil dólares por apresentação para cerca de 250 dólares.

Isso ocorreu devido a um escândalo que atingiu sua vida aos 22 anos de idade: seu casamento com uma menina de 13 anos, sua prima de segundo grau. Ao desembarcar na Inglaterra para uma série de shows,foi instado a explicar aos jornalistas presentes o que fazia na companhia de uma menina.Ao responder que se tratava de sua esposa,o escândalo que se seguiu derrubou sua carreira.Ele tentou colocar panos quentes, explicando que em certas regiões do sul dos Estado unidos não era incomum se casar muito cedo, mas seus esforços foram em vão.A história deu origem a um filme de sucesso: Great balls of fire, de 1989.

Há uma tabela para o cálculo das Direções,disponibilizada para download free no site de Benjamin Dikes, cujo uso pode facilitar nossa vida :

http://www.bendykes.com/reviews/ascensions-table-2014.pdf

Outra alternativa para quem passa longe de saber logaritmos ou trigonometria esférica é usar o programa do Solar Fire, que disponibiliza o cálculo das Direções por Termos.


Featured Review
Tag Cloud
Nenhum tag.
bottom of page