top of page

Eventos mundanos vistos à luz da astrologia eletiva tradicional

Tenho lido com interesse passagens de uma obra do astrólogo seiscentista inglês John Partridge , o Mikropanastron , que em uma de suas partes versa sobre um assunto que me interessa muito, a astrologia eletiva.

Partridge cita bastante Ali Ben Ragel ,importante astrólogo árabe medieval e comenta sobre a existência de dois tipos de eleição astrológica , que é a escolha do céu para o favorecimento dos assuntos humanos : a eleição particular , que se aplica a assuntos tais como casamento , o início de procedimentos médicos ( tomar remédios ou submeter-se a cirurgias), o ingresso em um cargo ; e as eleições universais , que se destinam a escolher o momento para a construção de edifícios, o lançamento de barcos, o cultivo da lavoura ; estes últimos não requereriam, segundo ele, a consulta a uma natividade particular para que se faça uma eleição propícia.

Com o fim de inocular no leitor o bichinho astrológico da curiosidade, gostaria de aplicar as regras e aforismos colocados nesta e em outras obras sobre dois eventos ,um deles faz parte do rol de desastres mais impactantes do século XX : o naufrágio do Titanic.

É sabido que os astrólogos acompanharam as grandes expedições marítimas da história , e a astrologia teve tal importância para as navegações que até mesmo encontramos relatos históricos de que Colombo,o descobridor da América, lia tratados de astrologia e chegou a escrever : '' Deus conferiu as artes marinhas para mim em abundância, e do que me é necessário em Astrologia, Geometria e Aritmética''

1) Astrology and the Seventeenth Century Mind: William Lilly and the Language of the stars , pg 133 - Ann Geneva - Manchester university press 1995

A condição da Lua é objeto de atenção especial por parte dos astrólogos tradicionais , deve-se evitar a todo custo que na carta eletiva ela esteja "corrompida", de modo que se investigarmos cartas de acidentes famosos, certamente encontraremos a presença de fatores descritos como desfavoráveis seja para o lançamento do barco ou para iniciar uma viagem.

Partridge, citando Ali Ben Ragel ( que por sua vez repete o dito de outros, como Sahl Ibn Bishr ), menciona que '' a Lua pode estar desafortunada de dez modos: primeiro , quando está combusta ; segundo, quando está no terceiro grau de Escorpião (sua queda); terceiro, quando está em oposição ao Sol ; quarto , quando está corporalmente unida aos maléficos ou em quadratura e oposição a eles; quinto, quando está dentro de doze graus da cabeça ou cauda do dragão; sexto , quando se encontra nos últimos graus dos signos ( ou seja, nos Termos de maléficos); sétimo , quando está cadente com relação aos àngulos (casas 3, 6, 9 e 12) ou na via combusta, que é a última metade de Libra e a primeira metade de Escorpião , e este , ele diz(Ben Ragel), é o pior dos impedimentos, especialmente em casamentos e todos os assuntos relacionados às mulheres, para o comprar e vender e para as viagens ; oitavo , quando está em contrariedade à sua casa ( o chamado exílio ou detrimento) ,ou não contempla sua casa com bom aspecto ; nono, quando está lenta em seu movimento , quer dizer, quando se move doze graus ou menos em vinte e quatro horas; o décimo é aquela condição conhecida como Lua vazia em seu curso" ( Mikropanastron , pag. 238).

A carta que escolhi não é propriamente a da viagem do Titanic com os passageiros embarcados. Antes disso houve uma viagem- teste, que usualmente ocorre nesses casos e esta carta apresenta de modo mais característico o desastre ocorrido.

Partridge cita que Ali Ben Ragel levava em consideração cinco cartas radicais sem entrar em maiores detalhes. O texto de Ragel menciona a construção do barco, sua aquisição, sua colocação na água, a entrada das pessoas(ou embarque) e a movimentação do barco ( viagem?). A terceira carta radical, portanto, seria o momento em que a nave é transportada para a água e equivaleria possivelmente a esta viagem - teste :

'' Tertia radix valida admodum e fortis est hora qua ponitur in aquam ''

Livro VII, cap. 74: Albohazen Haly filii Abenragel libri de iudiciis astrorum

( World digital Library- http://www.wdl.org/en/item/10671/ )

Pelo que consegui entender do texto latino, ele confere significativa importância a esta terceira carta.

A carta foi extraída do site do Astrodatabank:

http://www.astro.com/astro-databank/Historic:_Titanic_Voyage

e de outro site que documenta uma exposição sobre o evento:

http://www.titanicbelfast.com/The-Experience/The-Galleries/Maiden-Voyage.aspx

Não tenciono saturar o leitor com citações , de modo que mencionarei diretamente os elementos nocivos que os mestres astrólogos apontavam com relação a viagens :

Podemos notar, em primeiro lugar que o pior dos impedimentos afeta a Lua da carta da viagem do Titanic: ela se encontra na Via combusta, no final de Libra! Além disso, acumula outro dos impedimentos, está próxima da cauda do Dragão.Este luminar pode afetar a saúde e o corpo de um nativo desfavoravelmente quando situado no Ascendente de uma carta eletiva para viagens. Aqui, afetou a muitos , lógicamente,pois se trata de um horário de partida coletivo.

Entre os aforismos da tradição , há um que menciona o perigo da presença de planetas maléficos em ângulos ao início de uma viagem, bem como o perigo se apresenta se estiverem presentes nas casa 3 ou 9 ou em aspecto desfavorável a planetas situados nas referidas casas. Ambas as condições estão aqui: Saturno na casa 7 mostra que o "mal pode recair a ti no lugar para onde vais (op, cit.pg 266). Saturno está no oitavo signo a contar do Ascendente ,o que torna as coisas piores, pois Saturno rege o Asc por exaltação e pertence á triplicidade de ar, portanto temos um planeta com forte testemunho sobre a casa 1 situado por signos inteiros na casa 8.

Marte está no nono signo a contar do Ascendente ; na casa 8 por quadrantes , conectando viagens e morte.

O regente do Asc , Vênus , que deveria ser fortalecido em uma carta eletiva, está em aversão ao Ascendente, ou seja, não o aspecta, algo muito ruim, além de estar corrompida pela quadratura por signo do mesmo planeta que aflige a casa das viagens, Marte.

Outra leitura possível para a casa sete oferecida pelos astrólogos antigos quando se debruçam sobre mapas que representam um navio, aponta esta casa representando a popa dos barcos: temos na carta da viagem uma oposição da Lua a Mercúrio , este último em recepção mútua com o planeta dos acidentes, Marte.

Se acompanharmos a descrição do desastre do Titanic , após a colisão do barco a proa submergiu, enquanto a popa se levantou para fora d'água, o que condiz com a Lua e Marte em signos de ar ! Depois disso, o barco partiu-se em dois.

Sabemos pelas instruções dos mestres antigos que é preciso ajustar o mapa eletivo à carta natal, e quando não dispomos do horário de nascimento, eles propõem que ajustemos a um mapa horário calculado para a ocasião.

Nesse sentido, gostaria de trazer a carta de um sobrevivente do naufrágio do navio.

Extraído do site do Astrodatabank

O Ascendente da carta de partida da viagem do Titanic cai na terceira casa a partir do Ascendente e está configurado com a quadratura entre os dois maléficos, Marte e Saturno, que afligem as casas natais das viagens ( três e nove).Além disso, os dois planetas estão em signo de queda,uma condição de debibilidade que potencializa seu efeito nocivo na vida do nativo.

Saturno da carta da viagem, que como vimos aponta graves perigos, aflige a Lua natal por oposição, bem como Marte em Gêmeos do mapa da viagem aflige o Sol na carta do sobrevivente, planeta que rege o signo Ascendente (corpo do nativo).

O fator salvador é a presença do grande benéfico, Júpiter, no signo do Ascendente, o planeta mais benéfico desta natividade( benéfico da Seita diurna) e dignificado por triplicidade e Face. Júpiter da carta da viagem faz aspecto harmônico ao Ascendente do nativo e a Júpiter natal, bem como faz contato com o Sol do nativo, regente do Ascendente em sua natividade.Apesar de reger por exaltação a casa 12 e por domicílio a 8 , casas desafortunadas, mostra que a pessoa é ameaçada pela desgraça mas salva-se da morte, já que o planeta é um benéfico natural.

Quero finalizar o artigo mostrando uma outra carta, a do lançamento do Ipad, que obteve um grande sucesso comercial:

O mestres no orientam que devemos ajustar a carta eletiva ao mapa natal,de acordo com a inteção pretendida; no caso de negócios , por exemplo , poderia ser oportuno colocar o signo da casa 11 ascendente na carta eletiva, especialmente se o Ascendente ativa planetas favoráveis da natividade.No caso deste mapa de lançamento do Ipad não é o Ascendente mas outro fator fundamental , a Lua , que se encontra em seu domicílio na casa dos ganhose cai na casa 11 natal de Jobs , ativando Júpiter natal , planeta exaltado, nos próprios Termos e em sua casa de Júbilo.Júpiter é um planeta na carta de Jobs que aponta eminência e sucesso, A Lua da carta do Ipad está em trino com Júpiter em seu domicílio , situado na casa 10 , uma configuração muito boa , onde os planetas desfrutam de dignidade essencial e acidental( por signo e casa) predispondo ao sucesso.

Outro fator que costuma ser enfatizado nas eleições é o regente da hora. Para calculá-lo , partimos do intervalo entre o nascer e o ocaso do Sol.Dividimos as horas então por 12, o que nos dará as 12'' horas'' planetárias. A primeira hora é regida pelo planeta que rege o dia da semana , e as demais seguem a ordem caldaica : Saturno, Júpiter , Marte, Sol , Vênus , Mercúrio, Lua.

No dia 27/01 o nascer do Sol se deu ás 7;22 e o ocaso , às 17:23.Isso dá 10 horas, que divididas por 12 dão 12 horas planetárias de 50 minutos cada uma. A primeira hora foi regida por Mercúrio ( quarta-feira , dia de Mercúrio) , a segunda , pela Lua , a terceira por Saturno, e assim por diante.Entre 12;22 e 13;12 h vigorou a hora de Vênus. Vênus é um planeta importante natividade de Jobs, situado em seus próprios Termos na casa 5, casa de seu Júbilo, e em aspecto com Júpiter, planeta muito favorável nesta carta.

O sucesso dos produtos da Apple tem muita relação com o design arrojado de seus produtos, o que tem muita conexão com este astro na carta de Jobs , situado na casa de seu júbilo, o que reflete sua expressão criativa.

Vênus no mapa de lançamento do Ipad está em destaque, próximo do MC , mas combusto ; está na casa 9, que é a casa das leis e isso refletiu o fato de que a Apple sofreu diversos processos judiciais em função do Ipad: foi processada pela Motorola e pela Samsung, por quebra de patentes.

Como Vênus está em seus próprios Termos e em trino e recepção mútua com Saturno, exaltado, em triplicidade e em seus próprios Termos, a recepção significa aqui a liberação dos infortúnios, e a Apple de fato aparentemente não sofreu grande prejuízo ou teve o prestígio abalado por conta destes processos

Vejam a natividade de Steve Jobs:

Fonte dos dados referentes ao Titanic: Astrodatabank , cartas classificadas como AA.

Bibliografia consultada:

Mikropanastrom - John Partridge

http://www.astrologiamedieval.com/tabelas/Mikropanastron_by_John_Partridge.pdf

Ibn Ezra : On interrogations, elections and medical astrology - Trad. Shlomo Sela - Brill /2011

Works of Sahl and Masha 'allah - Trad. Benjamin N. Dikes - The Cazimi Press -2008

Albohazen Haly filii Abenragel libri de iudiciis astrorum

World digital Library- http://www.wdl.org/en/item/10671/


Featured Review
Tag Cloud
Nenhum tag.
bottom of page