top of page

A fera do Rock sob escrutínio / Parte 2

A imagem localizada no fim do artigo sobrepôe três mapas: o círculo interno corresponde ao mapa natal; o segundo é a carta da Revolução solar de Jerry para 1957/58 e o círculo externo corresponde aos trânsitos planetários do dia 22/05/1958, quando estourou o escândalo que abalou sua carreira.

Consultando a tabela dos tempos ascensionais dos signos, podemos identificar que na latitude de sua cidade natal, 31N37,os graus equatoriais referentes ao signo do Horizonte, Aquário, são 24.22765. Cada grau percorrido pelo signo corresponde a 0.80759 anos.Uma vez que o Asc está a 6 47 de Aquário, temos que converter os 23 graus e 13 minutos restantes do signo para dirigirmos o Ascendente até zero grau de Peixes e chegarmos até a idade correspondente,portanto:.23 x 0.80759:18.57457 +

1/5 de 0.80759(13 minutos, aproximadamente):0.161518.Total:18.736088.Temos

então :18 anos,8 meses e 24 dias.Para chegar a esse resultado, multipliquei por 12 a fração que sucede os anos,0.736088, e encontrei os meses ; o resto multipliquei por 30 e cheguei aos dias.

Para encurtar a conversa,os 30 graus do signo de Peixes, na latitude de nascimento em questão, correspondem a 20.75057 e cada grau percorrido equivale a 0.69169 anos. Ao percorrer 6 graus de Peixes ,o Asc. dirigido

levará pouco mais de 4 anos, de modo que chegaremos até a data do

evento em questão, quando o roqueiro enfrentou a ira pública, aos 22 anos

e nove meses de idade.

Situado a seis graus de Peixes, o Ascendente dirigido está nos Termos de Vênus, que

assume o papel de Distribuidor , e o último aspecto do Asc. dirigido foi uma

conjunção com Saturno natal;está prestes , portanto, a alcançar a oposição

exata a Vênus. A oposição na carta natal entre Vênus e Saturno é separativa; entretanto ,o simbolismo implicado cai como uma luva:um relacionamento entre parceiros com muita diferença de idade, não isento de dissabores e barreiras.

Marte é o regente anual, visto que aos 22 anos o Asc alcança Sagitário ,signo

onde o planeta está situado.A quadratura entre este e Vênus sugere excesso de libido que pode eventualmente levar a situaçoes vergonhosas ou conflituosas,por exemplo, adultério.Como Vênus está em debilidade essencial e acidental,em seu signo de queda, em casa desfavorável, a casa 8,e recebendo aspecto tenso de dois maléficos.Este último aponta casamento,

por seu significado natual e por ser dispositor do regente da casa 7 , o Sol,que é também regente do Lote do casamento, (Asc. + Vênus - Saturno); porém, dadas as condições problemáticas apontadas, há a probabilidade de sérios problemas afetando esse tópico da vida.

Vettius Valens, em sua Anthologia,relata que planetas ativados como regentes do tempo(como é o caso aqui), quando se encontram em oposição resultam em eventos dramáticos na vida do nativo.Há um agravante adicional, que deriva da noção de Seita:os planetas noturnos( Lua,Vênus e Marte) em um mapa de pessoa nascida durante o dia tendem " a não atuar em prol do que é melhor para os interesses do nativo" (1)

Abu Mashar, em seu clássico sem igual, Sobre as Revoluçoes Solares, for

nece valiosas diretrizes para julgar o resultado das direçoes e o

impacto do regente anual por profecção nos eventos do ano, avaliando

sua condição no mapa da Revolução Solar e seu comportamento posterior através de trânsitos que fazem e recebem.Em primeiro lugar,Marte tendo regência sobre o ano mostra um período de evidência na carreira, uma vez que rege a casa 10 natal e a mesma casa na RS. Mas como se encontra este planeta? Está em seu signo de detrimento e combusto, a pior aflição que po

deria recair sobre um planeta, de modo que embora esteja sob a luz dos holofotes( sob o Sol!), e talvez por esse mesmo motivo, Jerry estava propenso a se queimar e receber forte antagonismo e ataques,conforme o simbolismo que Marte aponta.

Além disso, Marte rege o Lote da Acusação na carta natal(calculado na fórmula diurna a partir do arco entre Saturno e Marte,somado ao Ascendente),cai a 11 graus e 12 minutos de Escorpião ,a décima casa/signo situada após o Acendente. o Lote está associado a perigos, ataques,acusaçoes e problemas com a lei.

Vênus, o Distriubuidor, planeta que rege os Termos do Ascendente

Dirigido,está em Escorpião, em detrimento também,em signo regido por Marte! Cai portanto em conjunção com o Lote da Acusação natal.

natal. Tanto Vênus como Marte são planetas noturnos, segundo o

parâmetros da Astrologia Helenística, e como o roqueiro nasceu de dia ,são contrários à Seita,de acordo com o jargão da astro antiga, conforme já comentado.

Note a situação de Mercúrio na carta natal: é regente de Vênus e está junto com o Lote da acusação.No mapa da RS de 1957/58, o Lote da acusação(Asc +Saturno- Marte,fórmula noturna) está em Virgem,junto com Mercúrio e em oposição ao M.C.! Trata-se de uma repetição de fator,algo que não deveria ser negligenciado pelo olhar do astrólogo atento. O que deflagrou o escândalo amoroso do cantor foi uma entrevista concedida a jornalistas(Mercúrio).Sugiro ao leitor que pesquise uma possível conexão em mapas de pessoas famosas que foram difamadas pela imprensa, entre Mercúrio , o Lote da Fama(exaltação) e o Lote da Acusação.

Em sua obra sobre as Revoluções Solares, Abu Ma'shar faz alguns apontamentos que nos serão úteis aqui.

Como diferenciar entre expressões públicas e privadas dos planetas(livro I,2). A angularidade de um planeta" torna os efeitos não apenas mais fortes, mas mais públicos e evidentes" (2).note a situação de Mercúrio nos dois mapas.

" Se os planetas estão em aversão ao Ascendente, eles são mais clandestinos(...) Se o planeta em aversão estiver conjunto a um planeta angular, então o nativo será aquele que revelará isto"(pag. 7-introdução).

Note que Vênus na carta natal está em aversão ao Asc,mostrando um aspecto oculto na vida amorosa; está em conjunção a Mercúrio na RS,indicando que o próprio Jerry revelaria ao jornalista o fato.Mercúrio rege um lote importante, o Lote da Necessidade(Asc+ Fortuna -Mercúrio), associado a ódios, guerras,inimizades, e que cai na casa 5,local do Júbilo de Venus.

Quanto a fonte dos efeitos, depende das dignidades planetárias:planetas em signos peregrinos ou debilitados mostraria que a fonte viria de origem desconhecida,de maneira inesperada ou durante viagem ao estrangeiro.Exatamente a situação apresentada no mapa: Vênus se encontra em Escorpião,signo de seu anti-domicílio e representa situação que recai diretamente sobre o nativo,Jerry,uma vez que é o planeta Distribuidor.

Uma importante lembrança que Dikes parafraseia de Abu Ma'shar:

"Se um maléfico natal aflige algum planeta, esse dano será especialmente ativado quando (a) O Ascendente natal estiver sobre este maléfico natal , e (b)o planeta afetado pelo dano acontece de ser o Distribuidor ou o Regente do ano na época em questão"(3). A mesma recomendação pode ser estendida,naturalmente, para planetas envolvidos em configurações favoráveis, permitindo antecipar quando haverá na vida a ativação de fatores benéficos da carta,

Quanto a deduzir a data em que os eventos principais do ano tomarão lugar, um importante método é a direção do Ascendente da Revolução Solar ao longo do ano. Abu Ma'shar sugere avançar usando os tempos ascensionais dos signos,agora tomando cada grau como um dia.Há um método alternativo explicado por Umar Al- Tabari em seu "Three Books on nativities"(4)(Persian nativities II, pág. 37)pertencente a mesma série de traduções de Benjamin

Dikes.Consiste em avançar o Ascendente anual a uma ordem de um grau por dia(Al-Tabari arredonda o passo do Sol em seus exemplos, a título de simplificação).

Usando o método de Al- Tabari: 8 meses após a data de 28/09/1957, adicionamos 240 graus ao Asc situado a 3 de Cancer, chegando a 3 de Peixes.Este Asc dirigido estava em oposição a Venus natal, planeta distribuidor.Simultaneamente, Marte, Regente do ano,atravessava por trãnsito o mesmo signo (1), fazia contato com o Distribuidor na carta natal(2),com o Regente do ano na carta natal(3),atravessava o signo da Direção(4) e estava em ângulo com o signo da Profecção anual(5).

Além dessas 5 situações especialmente apontadas por Abu Ma'shar como algumas das mais notáveis para produzir eventos, em 1/06 1957 houve uma lunação a 10 de gêmeos,a um grau apenas da oposição a Marte, Regente do ano.

Para finalizar, gostaria de comentar que Marte e Vênus são os regentes de Mercúrio e Lua, os significadores da alma racional e da alma sensitiva, tal como explicado por Ptolomeu no livro Iii do Tetrabiblos(5)

Pode-se pressupor que esses planetas mostrariam os apetites e paixões prevalecendo sobre a razão no comportamento de Jerry; além disso Mercúrio e Lua estão em signos em aversão entre si(não se veem),ilustra a dificuldade de compatibilizar razão e instinto. Conforme descrito no Tetrabiblos, Marte regendo a alma , quando tal planeta está em condiçoes desfavoráveis e aliado a Saturno, está associado a um comportamento contentuoso, desordeiro, vulgar, orgulhoso, fanfarrão... sob medida para produzir um legítimo roqueiro da era da juventude transviada , não?

O fato de o cantor ter ficado famoso por seu apelido "The Killer” (o matador), alude a ele, Marte, planeta em aspecto com o regente do Ascendente e mostra seu lado selvagem e impulsivo. Marte está nos termos de Júpiter: teria seu comportamento sujeito aos limites impostos pelo grande benéfico, porém está em aversão a este (signos inconjuntos), ou seja, não vê ou não escuta as admoestações morais dos mais velhos (júpiter na casa 10).

Quem Júpiter rege na carta? O Lote da mãe, e está na casa 10. O Lote da religião está no Ascendente e o Lote do Hyleg(6),que tem a ver com a missão de vida,está em Peixes,junto com o Lote da mãe e o regente do Ascendente, Saturno. O Lote do Espírito, que tem relação com as aspirações da alma e fornece indicações sobre o que alguém faz na vida ou sobre a carreira, está na casa do Mau Daimon , ou espírito ruim , como era chamada a casa 12 ,mostra que Por vezes Jerry era movido pela vontade de ser um verdadeiro Espírito de Porco! (Regente Saturno, que tem soberania sobre a casa 1 também, em quadrado com Marte) .

Jerry foi marcado pela educação religiosa da mãe e começou na música cantando em corais de igreja ; chegou a relutar em gravar sua música Great balls on fire porque a julgava blasfema, ofensiva à fé. Dizia que sua religião e missão era o Rock e que infelizmente estava fadado à condenação eterna , ao inferno : astrologicamente poderíamos associar isto à presença de Saturno junto ao Lote da religião e em oposição a Venus em queda , regente da casa da religião * 6 * , a nona casa.

A oposição seria reveladora da negação e antagonismo à religião? Talvez mais propriamente dificuldade e desconf.orto com a moral vigente.Quando sua mãe morreu , EM 1970,numa época em que Júpiter era ativado como governante dos tempos e retornava por trânsito à sua posição natal , ele voltou à igreja para gravar um disco gospel , de música religiosa , que curiosamente não foi vendido para o grande público.Tirem suas próprias conclusões: ele teria abandonado mesmo a religião, ou na verdade sempre a tivera dentro de si, ao acreditar ser um pecador ? Um dos significados de Saturno é a aparência enganosa...

Vejam suas palavras:

Salvation bears down on me. I don’t wanna die and go to hell. But I don’t think I’m heading in the right direction…I’m lost and undone, without God or son. I should’ve been a Christian, but I was too weak for the gospel. I’m a rock ‘n’ roll cat. We all have to answer to God on Judgment Day.

A salvação pesa sobre mim. Eu não quero morrer e ir para o inferno.Mas eu não acho que estou indo na direção certa...Estou perdido e arruinado, sem Deus ou seu filho.Eu deveria ter sido um cristão, mas eu era muito fraco para o evangelho. Sou um animalzinho do rock. Nos todos temos de responder a Deus no dia do julgamento.

Jerry Lee Lewis

1) Conforme ensinado em Workshop da astróloga Demetra George,do projeto Hindsight

2) As citações entre parênteses são comentários do tradutor de Abu Ma'shar,Benjamin Dikes, ou do próprio astrólogo,pinçadas de sua obra clássica,ver "On Solar Revolutions'', Cazimi Press-2010

3) op, citada,pág 13.

4)Persian Nativities II, P.37/Cazimi Press 2010

5) Livro III,13 http://www.astrologiamedieval.com/tabelas/Tetrabiblos.pdf

6) Lote do Hyleg: Asc+Lua - Lua pré natal/Lote da religião:Asc+Mercúrio - Lua

Lote da mãe: Asc+Lua - Venus/ Lote do Espírito: Asc somado ao arco entre a Lua e Sol/As formulas, com exceção da Parte Hyleg, têm que ser invertidas para nascimento à noite.

Jerry Lee 3.gif

Featured Review
Tag Cloud
Nenhum tag.
bottom of page